Seminários

Propedêutico 
     A missão dinamiza a vida, nos leva ao coração do mundo. Imbuídos nesse espírito missionário compartilhamos a experiência da comunidade do Propedêutico no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Belford Roxo – RJ, onde participamos de uma vivência fraterna na medida em que construímo-nos mutuamente no processo formativo. Nossa Casa de Formação atualmiente é dirigida pelo Pe. Luiz Deivys, mSC e neste ano de 2016 conta com os seguintes seminaristas: Douglas (Juiz de Fora/MG), João Lucas e Lucas (Monte Formoso/MG), Wallace e Marco Antônio (Joaíma/MG), Tomás de Aquino (Miradouro/MG), João Pedro, Victor Hugo e João Guilherme (São Gonçalo/RJ).
     Dentre nossas atividades estão as orações, missas, estudos, reuniões e o serviço pastoral na paróquia São Judas Tadeu, com o pároco Pe. Ailton Aurélio, mSC  e o Pe. Huberto Van der Togt, mSC (vigário) onde atuamos em algumas das comunidades e pastorais. Nessa missão procuramos discernir melhor e mais profundamente o forte e suave convite de Jesus, voz que chama e espera ouvir nossa resposta; além de cuidarmos de nossa formação acadêmica.
     Que o Deus da vida nos anime nessa caminhada e Nossa Senhora do Sagrado Coração nos aponte o caminho que leva ao coração de seu filho Jesus e assim mais jovens sintam-se chamados a discernir sua vocação seguindo a voz do Bom Pastor que abre seu coração e acolhe os que atenderem ao chamado.

Postulantado e Pré - Noviciado 
     Ame para fazer aquilo que o apraz. Ao calar, cala-se com amor. Ao gritar, grite com amor. Ao corrigir, corrija com amor. Que o amor seja a raiz oculta de suas obras. (Santo Agostinho)

     Nesta etapa da Formação de um Missionário do Sagrado Coração os seminaristas são introduzidos na experiência de Cristo e também nos estudos de filosofia. O Seminário maior Padre Júlio Chevalier fica em Vila Velha – ES. O Curso Superior de Filosofia é feito na Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo em Vitória. Após o término do curso de filosofia, que tem duração de 03 anos, o seminarista inicia o Pré-Noviciado, que tem a duração de 01 ano e é uma etapa onde é aprofundada a Espiritualidade do Coração, a partir do contato conosco íntimo e pessoal com nossa história, para assumirmos com mais liberdade e inteireza o chamado que Deus nos faz. Atualmente o responsável por esta etapa é o Pe. Humberto Henriques, mSC e neste ano de 2016 temos 11 seminaristas: Tiago, Patrick, Roney e Pablo (no Pré-Noviciado) e Adriano, Izaias, Josinacio, Witalo, Edson, Guinael e Thales (cursando a Filosofia).

Abaixo, o relato de um dos formandos sobre esta etapa:
O motivo que une esta comunidade é a inspiração dos escritos de Lucas (9,57-62) "Siga-me". A nossa espiritualidade é propagar esse amor de Cristo podendo ser instrumento do Divino para os necessitados deste amor. Aqui acordamos cedo, rezamos a Liturgia das horas, cuidamos da limpeza de nossa casa, seguimos um horário de estudo diário, reuniões formativas, dentre outras atividades.
Nosso serviço pastoral é feito na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, sob a orientação do pároco Pe. Fernando Magalhães, mSC. Ao todo são quatorze comunidades. Nossa pastoral é diferente e cativante. Atuamos nas comunidades participando na formação catequética e litúrgica, círculos bíblicos, celebrações da palavra, formação de coroinhas, grupos de jovens, visitas e palestras. As comunidades têm como característica própria o acolhimento nos possibilitando o crescimento humano e pastoral. Estamos muito felizes aqui, e agradecemos a você que ajuda nossa formação através de orações e contribuições.
E você jovem que se sente chamado por Deus a fazer amado em toda parte o coração de Jesus, junte-se a nós, MSC – Família Chevalier - procurando um de nossos missionários ou entre em contato com um de nossos seminários, cujos endereços se encontram nesse site.

Juniorato
     A Casa de Formação Padre Geraldo Pelzers está localizada na Cidade de Contagem-MG. Atualmente esta comunidade religiosa e Casa de Formação conta com 05 religiosos: Pe. Jean Francisco, responsável por esta etapa, Alisson e Bruno (Barroso-MG), Magno (Miradouro-MG) e Eliezer (Reduto-MG).  O Curso de Teologia é bastante intenso. Vivemos em contato direto com o tempo. Costumamos partilhar que o tempo em nossa casa passa bem depressa. Isto devido à correria típica da Faculdade. Nos finais de semana, contribuímos na Pastoral Paroquial. É o tempo do ser humano e o tempo de Deus a embalar a nossa vida. 
     Somos MSC, somos uma só família!

Comente essa notícia




DESENVOLVIDO POR: