O processo formativo dos Missionários do Sagrado Coração da Província do Rio de Janeiro é composto por cinco grandes etapas: Propedêutico, Postulantado, Pré-noviciado, Noviciado e Juniorato. Todas essas fases constituem uma base sólida de ferramentas que colaboram no amadurecimento do futuro missionário. Em cada uma delas acentua-se um aspecto e em todas se leva em conta seis pontos: Espiritual, Humano afetivo, Acadêmico, Pastoral, Comunitário e Pertença MSC.
A primeira etapa é chamada de Propedêutico e a casa de formação está situada em Belford Roxo - RJ. Nela os jovens vivem o primeiro contato mais direto com a vida no seminário e com vida da congregação. Nesse período os rapazes que ainda estão no Ensino Médio continuam seus estudos e os que já concluíram fazem o pré-vestibular se preparando para a segunda etapa que é o Postulantado.
A segunda etapa da formação acontece no seminário em Vila Velha – ES. Nessa fase o jovem se dedica aos estudos filosóficos a fim de alargar sua compreensão crítica da realidade e se debruçar sobre os grandes pensadores da história. Sem dúvida é um tempo de amadurecimento onde os questionamentos da vida ajudam a tornar claro o chamado de cada um. Passado os três anos de estudos filosóficos, nessa mesma casa o jovem passa a viver o que chamamos de Pré-Noviciado. Trata-se de um período de um ano no qual se vive a experiência da Oficina de Crescimento Pessoal. No fundo, é momento de abrir-se afetivamente para si mesmo no intuito de estar livre diante da experiência que virá, o Noviciado.
A etapa do Noviciado acontece em Itajubá, sul de Minas, no período de um ano. Trata-se de um tempo de aprofundamento espiritual, numa vida inteiramente dedicada à oração e ao conhecimento pleno da Espiritualidade da Congregação. Nessa etapa o jovem vive a experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, onde confirma o chamado de Deus em sua vida e professa os três votos que nos caracterizam como religiosos: obediência, pobreza e castidade.
A etapa posterior chamada de Juniorato acontece em Contagem-MG, onde o religioso se dedica aos estudos teológicos. Nessa etapa versa-se sobre o estudo bíblico, sistemático, histórico e dogmático da fé. A teologia aparece então como aquela que ajuda a perceber com mais clareza o ser cristão em relação ao mundo, à vida e à Igreja.
Concluída essa etapa, segue-se à profissão perpétua, onde definitivamente o religioso confirma seu vínculo na Congregação. Ele é destinado ao trabalho pastoral e, se fizer parte de sua eleição de vida, será encaminhado para às ordens sacras, isto é: diaconato e presbiterado. Tudo isso para realizar o desejo de Deus em sua vida e fazer amado por toda parte o Sagrado Coração de Jesus.